Treino de hipertrofia, como saber se está funcionando? [Dica #5]

Tempo de leitura: 2 minutos

Saber dimensionar se um treino de hipertrofia está funcionando é fundamental para os ganhos de massa.

Se existe algo frustrante no mundo fitness é ir para a academia executar um treino de hipertrofia por 60 a 90 dias e descobrir que o treino não funcionou como o desejado, deixando a massa magra aquém do que seria possível. É desanimador e preocupante, afinal, quem garante que o próximo programa irá funcionar?

Realizar um programa de hipertrofia por 60 a 90 dias para depois descobrir se ele funcionou não é treinar, é jogar na loteria. Haja coração! Os Youtubers, puxados pela então febre Leonardo Scarpelly, compuseram o jargão: “Você tem que descobrir o que funciona para você”. Sim, eles estão corretos. A questão é que nenhum deles explica como.

A boa maravilhosa notícia é que existe como você mapear se um dado treino de hipertrofia funcionará para você. E digo funcionará [no futuro mesmo] porque, logo no primeiro dia do treino, você poderá utilizar de três parâmetros para identificar sua eficiência. Excelente, não?

Bem, uma vez exposto o exposto, fique com a Dica #5:

Parâmetro 1: Durante a execução de cada exercício do seu treino, você precisa sentir o músculo em questão trabalhar, senti-lo ser esmagado e esticado. Se você não sente o músculo trabalhar, provavelmente está com uma postura inadequada [esta pauta vale uma dica exclusiva]. Depois de experimentar ‘n’ posturas, caso não consiga se adaptar para sentir o músculo trabalhando durante a execução, troque de exercício. Descubra este valioso conhecimento em Hipertrofia – Segredos Ocultos Revelados.

Parâmetro 2: Ao final dos 50/60 minutos de treino, os músculos treinados deverão estar estressados o suficiente para você mal conseguir utilizá-los. Sabe aquele treino de peito que ao final você nem consegue abrir os braços? Ou aquele de perna que você tem dificuldade para descer uma escada? Então, é a esse estresse muscular que estou me referindo.

Parâmetro 3: DMT – Dor Muscular Tardia. Você deverá senti-la de 12 a 48 horas depois do treino. É aquele dor que chega a ficar por uma semana estacionada sobre os músculos treinados. Um ótimo sinal, a famosa dor boa que todos que buscam a hipertrofia querem sentir.

Muito bem! Logo no primeiro dia, atendidos os três parâmetros, pode deitar a cabeça no travesseiro e dormir feliz: seu treino irá funcionar. Algo falhou? Sugiro investir uma ou duas semaninhas ajustando o treino para deixá-lo ideal para você. Certo? Certo!

Se vale a dica, conheça a surpreendente obra Hipertrofia – Segredos Ocultos Revelados e descubra o caminho das pedras.

Um grande abraço e até a próxima!

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